Digital Date-Time Clock

05/03/09

Reconstrução do Hospital da Missão do Vouga, no município do Kunhinga

Bié

Hospital da Missão do Vouga recebe obras de restauro

Kuito – O hospital da Missão do Vouga, no município do Kunhinga, 30 quilómetros a oeste da cidade do Kuito (Bié), com capacidade de internamento para 300 pacientes, está a receber obras de melhoria das suas estruturas física, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre deste ano.

Segundo soube a Angop no local, a unidade sanitária foi fundada em Agosto de 1956 pela Igreja Católica e esteve inoperante desde 1992, devido ao conflito armado.

No quadro do programa de reconstrução nacional, o Governo Angolano assumiu os encargos da recuperação da infra-estrutura em Abril de 2008, com vista a providenciar uma assistência sanitária e social condigna à população da região.

De acordo com o director-geral da instituição, Pedro Mango, o hospitalar do Vouga prestará assistência nas especialidades de medicina, pediatria, raio x, cirurgia, laboratório, estomatologia, oftalmologia, hemoterapia e banco de urgência.

A fonte anunciou que o centro hospitalar seleccionou técnicos de saúde na especialidade de raio x e laboratório, que vão ser capacitados para funcionarem com os novos equipamentos previstos para as respectivas áreas.

Actualmente, a unidade sanitária funciona em instalações provisórias e conta com o concurso de 78 pessoas, prevendo aumentar para 200 funcionários, quando os trabalhos de reabilitação terminarem.

As doenças registadas com mais frequência são a malária, sarampo e doenças respiratórias agudas.

Pedro Mango considerou que no hospital apenas atende-se casos de menor gravidade, sendo os outros encaminhados para o município do Kunhinga ou cidade do Kuito.

A energia eléctrica é garantida por um gerador de 40 Kva, enquanto que água é obtida de um fontanário operado por uma manivela.

De acordo com o director-geral do hospital da Missão do Vouga, quatro residências encontram-se em fase de acabamento para acomodar os médicos em serviço na área.

No passado, a unidade sanitária foi o maior centro hospitalar de referência no município do Kunhinga.

ANGOLA PRESS

...É de LOUVAR, ainda bem... porque é um Hospital que faz muita falta a população no Município do Kuito e não só...