Digital Date-Time Clock

03/01/11

Bié - Hospital da Missão do Vouga será entregue este ano

ANGOPRESS - Agência de Notícias de Angola

Kuito - O hospital da Missão Católica do Vouga, no município do Kunhinga, província do Bié, com capacidade de internamento para 300 pacientes, será entregue este ano, segundo afirmou hoje o director provincial da saúde, José Augusto Gonçalves.

Em declarações à Angop, o responsável sublinhou que as obras estão avançadas, faltando apenas alguns arranjos e o apetrechamento da unidade sanitária, com vista a melhorar o trabalho dos funcionários, bem como facilitar a prestação de uma assistência médica e medicamentosa às comunidades do Kunhinga.

José Augusto Gonçalves acrescentou ainda que as obras para a recuperação da infra-estrutura enquadradas no Programa de Reconstrução Nacional do Governo angolano tiveram início em 2008.

O Hospitalar do Vouga prestará assistência nas especialidades de medicina, pediatria, raio x, cirurgia, laboratório, estomatologia, oftalmologia, hemoterapia, banco de urgência, entre outras.

Actualmente a unidade sanitária funciona em instalações provisórias, prestando apenas casos de menor gravidade.

No quadro da reabilitação do imóvel, segundo se apurou, quatro residências para acomodar os médicos em serviço estão já concluídas.

A energia eléctrica será garantida por um gerador de 40 Kva, enquanto que a distribuição de água potável é obtida a partir de um fontanário a manivela.

Em 2010 a unidade sanitária foi o maior centro hospitalar de referência em África e foi fundada em Agosto de 1956 pela Igreja Católica. Esteve inoperante por várias vezes, devido ao conflito armado.

1 comentário:

Manuel Luis disse...

Esse hospital que serviu tão bem durante tantos anos. Ainda bem que foi recuperado, fico feliz por saber noticias como estas.
Gostaria de ver aqui mais fotos daquela terra amada da qual tenho muitas saudades, foram 22 anos de convivência.
Um abraço